A Importância dos Passeios no Envelhecimento Ativo e Saudável

Na Vida Maior, acreditamos que o envelhecimento deve ser vivido com qualidade, dignidade e alegria. Nesse sentido, a promoção de atividades no exterior, é uma ferramenta fundamental para a valorização do envelhecimento ativo e saudável.

Passeios a espaços naturais, visitas culturais, idas à praia ou atividades ao ar livre são muito mais do que simples momentos de lazer: são experiências cuidadosamente planeadas no sentido de responder às necessidades particulares de cada um através de objetivos específicos nas dimensões física, cognitiva, emocional e social. Posto isto, aquando do desenvolvimento dos nossos programas mensais, reservamos um dia por semana para dedicar a este tipo de atividade.

Através dos nossos passeios, procuramos estimular várias áreas de desenvolvimento pessoal e de grupo:

Estímulo à mobilidade e à saúde física
As deslocações ao exterior promovem a mobilidade, o equilíbrio e incentivam a prática de exercício físico leve, adaptado às capacidades de cada cliente. A exposição solar moderada favorece a produção de vitamina D, essencial para a saúde óssea, e o contacto com a natureza contribui para a regulação do stress, da tensão arterial e de sintomas depressivos.

Benefícios cognitivos e neurossensoriais
A mudança de ambiente estimula a atenção, a orientação, a memória e a perceção sensorial. A novidade dos locais visitados, o contacto com elementos naturais e culturais e a interação com o meio envolvente promovem o funcionamento cognitivo, contribuindo para a prevenção ou desaceleração da sua deteorização.

Promoção da socialização e combate ao isolamento
Os passeios em grupo fortalecem os laços sociais, fomentando, assim, o espírito de entreajuda e combatendo, do mesmo modo, o isolamento — um dos principais fatores de risco no envelhecimento. Estes momentos partilhados facilitam a comunicação, reforçam o sentido de pertença e valorizam cada indivíduo.

Reforço da autoestima e identidade pessoal
Participar em atividades no exterior permite que os nossos clientes se sintam cidadãos ativos e membros da comunidade. O acesso a espaços públicos, culturais e de lazer contribui para o seu bem-estar emocional e reforça a sua autoestima e sentido de agência e motivação.

Continuidade biográfica e cultural
Muitos dos locais visitados despertam memórias e remontam a experiências de vida dos clientes. A evocação do passado através destas visitas fortalece a identidade pessoal e estabelece uma ponte emocional entre o ontem e o hoje, revigorando as sensações de conforto, reconhecimento e alegria.

Na Vida Maior, os passeios são momentos especiais onde se criam recordações, partilham sorrisos e consolida o nosso compromisso com o bem-estar e a felicidade dos nossos residentes. Continuaremos a caminhar lado a lado, com propósito e coração.

Catarina Silvério

Animadora Sociocultural da Vida Maior