Um Ano de Expectativa e Esperança Alicerçado na Inovação, Crescimento e Profissionalismo

À medida que nos aproximamos do final do ano, somos naturalmente levados a refletir sobre o percurso percorrido, em especial sobre todas aprendizagens, conquistas e desafios. Este exercício de balanço é tão necessário na vida pessoal como na vida das empresas e organizações.
Para a Vida Maior, 2024 foi um ano marcante, que se traduz em quatro palavras-chave: Desenvolvimento, Inovação, Crescimento e Expectativa.

 

As nossas equipas cresceram em número, competências e responsabilidades, permitindo uma gestão mais integrada e colaborativa. Este amadurecimento traduziu-se na melhoria dos serviços e na implementação de novos projetos, sempre com foco na inovação e na personalização dos cuidados. Esta evolução foi visível em todos os serviços – desde as atividades de apoio até à direção técnica – promovendo uma equipa mais corresponsável, dinâmica e proativa. Foi este espírito que impulsionou novos projetos, consolidou iniciativas e reforçou a nossa missão.

Em 2024, otimizámos a nossa metodologia de trabalho e implementámos melhorias significativas no modelo de intervenção Vida Maior, com destaque para os instrumentos de diagnóstico, atividades e técnicas, assegurando uma abordagem cada vez mais personalizada e eficaz.

A inovação continuou a ser um dos nossos principais compromissos. Introduzimos os lençóis Shelty em todas as nossas camas, uma tecnologia desenvolvida pela IHCare, uma empresa portuguesa de referência na investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da saúde.

Estes lençóis aumentam o conforto dos nossos clientes e facilitam o trabalho dos colaboradores, refletindo o nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados. A unidade Vida Maior Maceira foi pioneira na implementação desta tecnologia, criada em Portugal, e que já está a ser utilizada em vários países, afirmando-se como um exemplo de inovação ao serviço da qualidade de vida.

A Vida Maior alcançou um crescimento significativo em 2024, quer no número de clientes, quer na expansão dos nossos projetos e na estrutura da equipa. Reestruturámos os Centros de Dia e centralizámos as operações na unidade da Maceira, aumentando o alcance dos serviços, o número de clientes abrangidos e reforçando o apoio às famílias. Simultaneamente, aumentámos o rácio de colaboradores por cliente, assegurando interações mais frequentes, com benefícios diretos na estimulação, bem-estar e qualidade de vida dos nossos clientes.

Com a criação do novo Departamento de Comunicação, demos um passo decisivo para fortalecer a nossa missão e responsabilidade social de promover uma visão positiva sobre o envelhecimento ativo e as pessoas idosas. Este investimento na profissionalização da comunicação resultou num novo website – mais moderno e funcional – e no desenvolvimento de uma imagem gráfica renovada nas redes sociais, com maior regularidade na partilha das nossas atividades, reforçando a presença digital e institucional.

O ano de 2024 foi também marcado por desafios, sobretudo devido à morosidade e complexidade burocrática, bem como à ineficácia de alguns procedimentos administrativos. Estas dificuldades levaram-nos a adiar para 2025 dois projetos que temos vindo a desenvolver desde 2023 e que já se encontram completamente planeados e prontos a ser executados. Apesar disso, mantemos o nosso compromisso de continuar a crescer e a expandir o número de serviços, equipamentos e unidades para chegar a um maior número de pessoas e de famílias, oferecendo mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Tudo está preparado para que, já em janeiro de 2025, possamos inaugurar a nova unidade Vida Maior Oeste, com capacidade para 35 camas em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Além disso, avançaremos com a aquisição, junto da ADM – Associação de Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme, de um equipamento atualmente em fase de construção. Este projeto inclui a realização de obras previstas para começar ainda em 2025, com o objetivo de concluir a nova unidade, que será designada Vida Maior Atlântico, que contará com 63 camas em ERPI, um Centro de Dia e um Centro de Estimulação Cognitiva.

Entramos no novo ano com esperança, alicerçada na força, dedicação e profissionalismo dos nossos colaboradores, na confiança das famílias e numa rede de parceiros cada vez mais forte. Estamos motivados e dedicados em continuar a nossa missão de transformar o cuidado em conforto, saúde e felicidade.
A todos, desejamos que 2024 termine com muita alegria e conquistas, e que 2025 seja um ano pleno de realizações e prosperidade.

Juvenal Baltazar

Sócio-Gerente Vida Maior